sábado, 3 de julho de 2010

SOBRE NORMAS DA QUALIDADE

1. O que é a ISO 9000?
A ISO 9000 é o nome genérico utilizado pela série de normas da família 9000 que estabelece as diretrizes para implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
2. Como esta estruturada a nova família da NBR ISO 9000/2000?

A família ISO 9000/2000 é constituída por um conjunto normas e diretrizes, estando divididas em:

a) especificação que é a NBR ISO 9001:2000, e
b) guias e diretrizes NBR ISO 9000:2000 e NBR ISO 9004:2000;

sendo que a primeira é mandatória e única aplicável à cerificação de sistema de gestão da qualidade, enquanto que as outras duas são guias que servem para o entendimento e implementação do SGQ.

3. Qual a história recente das normas da família ISO 9000?
A primeira série de normas de sistema da qualidade surgiu em 1987, (voltadas para a qualidade dos produtos ou serviços) sem muita divulgação e aceitação, esta série era então constituída por 6 normas sendo que a 9000 era uma diretriz que tratava de explicar o então sistema da qualidade; as 9001,9002 e 9003 eram especificações aplicáveis à certificação do sistema da qualidade em três diferentes níveis; a 9004 era um guia que orientava a implementação das especificações; e havia uma sexta norma a ISO 8402 que tratava da terminologia, uma espécie de dicionário do sistema da qualidade.

Em 1994 houve a primeira revisão das normas, sem que grandes mudanças tivessem sido introduzidas, se manteve a estrutura das 6 normas e se corrigiram algumas falhas de entendimento.

Em dezembro de 2000 é que processaram as grandes mudanças em termos de: a) conceito - as normas passam a tratar de gestão sendo denominadas sistema de gestão da qualidade; b) conteúdo - reduziu-se o número de normas com a exclusão das 9002, 9003 e da 8402; e c) finalidade - as normas passam a tratar da gestão das organizações considerando que a qualidade dos produtos e serviços é uma conseqüência natural da boa gestão.

4. Por que ISO 9000?
• Criar oportunidades de mercado
• Conjunto de regras para garantir a qualidade que são aceitas no mundo todo
• Inserir a empresa no contexto mundial
5. A ISO 9000 certifica produtos?
Não, a ISO 9000 é uma norma que tem por objetivo a certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, estruturados por processos, de modo a garantir a qualidade de produtos e serviços a seus clientes.

6. Quanto tempo eu preciso para implantar a ISO 9000?
O tempo necessário para implantação é função de uma série de fatores como: grau de maturidade dos processos atuais, grau de complexidade dos processos integrantes do escopo, disponibilidade de recursos e principalmente priorização para o desenvolvimento do projeto. Podemos considerar como tempo médio um período de 8 a 12 meses.

7. A implantação da ISO 9000 "burocratiza" ou "engessa" minha empresa?
Não. A Norma ISO não especifica como uma atividade deve ser feita. A Norma define um conjunto de requisitos, todos de bom senso. A burocratização ou engessamento que ocorrem em algumas empresas deve-se a maneira errada de interpretação e aplicação da Norma.

8. Quais são os oito princípios da gestão da qualidade?
A NBR ISO 9001:2000 foi definida tendo como princípios:

. foco no cliente
. liderança
. envolvimento de pessoas
. abordagem de processo
. abordagem sistêmica para a gestão
. melhoria contínua
. abordagem factual para tomada de decisões
. benefícios mútuos nas relações com os fornecedores

9. Por que buscar um certificado conforme a norma ISO 9000 ?
Mais que um diferencial de qualidade, a certificação abre as portas do mundo globalizado para as empresas certificadas, uma vez que, ao adquirir produtos dessas empresas o consumidor tem a certeza que existe um sistema confiscável de controle das etapas de desenvolvimento, elaboração, execução e entrega do produto, provido de um tratamento formalizado com o objetivo de garantir os resultados.

10. Quando solicitar certificação ou recertificação na NBR ISO 9001:2000?
A empresa deve solicitar a certificação na versão 2000 após ter feito as adequações necessárias para evidenciar conformidade a todos os requisitos na nova Norma. Após auditoria de certificação, havendo recomendação da equipe auditora para certificação do sistema da qualidade da empresa e aprovação da Comissão de Certificação será emitido o certificado de conformidade à NBR ISO 9001:2000 com validade de 3 anos.

11. Todas as empresas precisam ter ISO 9000?
Ter um certificado ISO 9000 significa que uma empresa tem um Sistema gerencial voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma internacional. Não há obrigatoriedade para se ter a ISO 9000. As normas foram criadas para que as empresas as adotem de forma voluntária. O que acontece é que muitas empresas passaram a exigir de seus fornecedores a implantação da ISO, como forma de reduzir seus custos de inspeção (teoricamente se o seu fornecedor tem um bom sistema que controla a qualidade, você não precisa ficar inspecionando os produtos que você adquire dele). Este fato, no inicio aconteceu, principalmente com as estatais (Petrobrás, Eletrobrás, Telebrás, etc, e acabou se estendendo às grande empresas. Hoje, qualquer empresa que fornece a uma outra grande empresa, é solicitada a ter a ISO 9000. Outros segmentos de mercado, que não fornecem diretamente às empresas também adotam a ISO como forma de marketing, ou seja, ter um sistema com reconhecimento por uma entidade independente é um grande elemento de marketing. Outras implantam a ISO porque enxergam uma grande possibilidade de reduzir seus custos internos ( esse é o grande objetivo !)

12. Para que serve a ISO 9000?
Em sua essência, a ISO 9000 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio tendo como foco principal a satisfação do cliente e consumidor, através de uma série de ações, dentre as quais podemos destacar:
• a empresa precisa estar totalmente comprometida com a qualidade ( considerando qualidade = satisfação do cliente), desde os níveis mais elevados, até os operadores;
• adequado gerenciamento dos recursos humanos e materiais necessários para as operações do negócio
• existência de procedimentos, instruções e registros de trabalho formalizando todas as atividades que afetam a qualidade;
• monitoramento dos processos através de indicadores e tomada de ações quando os objetivos pré-estabelecidos não são alcançados
Como comentamos acima, além dos aspectos exigência do cliente, diferencial de marketing, a ISO 9000 é uma excelente ferramenta gerencial.

13. Quem decide se a empresa pode ter o certificado ISO 9000
Depois que uma empresa, seja lá porque motivo foi, decidiu implantar a ISO, ao final deste processo precisa contratar uma companhia certificadora que realizará uma auditoria a fim de verificar se a empresa atende aos requisitos da norma. Esta companhia certificadora é uma entidade independente e autorizada para realizar as auditorias (Essas autorizações, normalmente são dadas por organismos ligados ao governo, no nosso caso, o INMETRO < Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial>. Cada país tem o seu órgão semelhante ao nosso “INMETRO” que autoriza as companhias certificadoras a realizar as auditorias. Olhando o certificado de uma empresa, pode-se observar que nele vem estampado um selo do órgão que autorizou. Estes são chamados órgãos de acreditação).

14. Quanto custa implantar a ISO 9000?
Depende muito do nível de organização da empresa. Empresas bem estruturadas já com o "pensamento" voltado para a qualidade, normalmente precisam de pouco investimento, bastando formalizar (escrever os procedimentos e instruções) as atividades. Outras, com pouca estrutura, acabam necessitando um maior investimento, muitas vezes, necessitando investir muito em treinamento e até em aquisição de equipamentos. O que é importante considerar no cálculo do investimento necessário é o quanto a empresa precisa mudar, inclusive sobre aspectos culturais, para ter um bom sistema de gestão da qualidade. Sendo assim, o investimento pode ser mínimo ( apenas horas de profissionais para redigir os procedimentos), como gigantesco. Só é possível avaliar, conhecendo a empresa.

15. Quantos funcionários são envolvidos no projeto ISO 9000?
A principio, todos que exerçam alguma atividade que afeta a qualidade do produto ou serviço. Normalmente, o pessoal de vendas, compras, engenharia, Produção ou execução de serviços, controle da qualidade, planejamento, expedição, assistência técnica e RH. Podem eventualmente ficar de fora, o pessoal de áreas administrativas, como Finanças, e contabilidade.

16. Empresas de serviços podem ter ISO 9000?
Podem e já existem muitas certificadas.. Pode-se ver que o campo é vasto. A ultima revisão da norma foi elaborada no sentido de torná-la mais ampla e abrangente. Os critérios são exatamente os mesmos, com as devidas adaptações, Até uma banca de jornal pode ter ISO.

17. Para que servem as normas ISO da Série 9000?
• Demonstrar que administra com qualidade e, portanto, garante a qualidade de seus produtos e serviços.
• Relações comerciais facilitadas.
• Redução de riscos.
• Trabalho mais organizado e menos sujeito a erros.
• Redução de custos.
• Perdas de produção, menos reprocessamento, reparo e retrabalho.
• Benefícios para os colaboradores e empregados.
• Menos conflito no trabalho e maior integração entre setores.
• Maiores oportunidades de treinamento.
18. Existem normas específicas para auditar os sistemas de gestão?
A auditoria é um importante elemento do ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), no qual se baseiam as normas para sistemas de gestão, como a ISO 9001.

As auditorias constituem a base para a auto-avaliação da capacidade da organização em atender continuamente aos requisitos das partes interessadas relacionados, por exemplo, com a qualidade e o meio ambiente.
Os sistemas de gestão proporcionam os meios para garantir essa capacidade, e as auditorias são necessárias para avaliar a devida implementação e eficácia desses sistemas.

As auditorias são a base para a certificação dos sistemas de gestão.

Este grupo reconheceu que cada vez mais organizações estão implementando sistemas de gestão da qualidade como também sistemas de gestão ambiental, desejando otimizar seus esforços de auditoria.

A unificação de auditorias de sistemas de gestão tem vantagens financeiras e práticas e não afeta a confiabilidade e utilidade dos resultados da auditoria, de modo que a conclusão foi que esses avanços na comunidade de usuários seriam melhores conseguidos com o desenvolvimento de uma norma única de Auditoria.

Para a elaboração da nova ISO 19011:2002, foram necessários quatro anos de trabalhos, oito reuniões do JWG e elaboração de três projetos de comitê; a identificação com o número 19011 - primeiro número disponível no momento em que o projeto foi aprovado - foi especialmente conferido a esse projeto pela ISO.

A idéia por trás da escolha desse número foi evitar associar a norma exclusivamente à ISO 9000 ou à ISO 14000, mantendo, porém, a relação com as normas anteriores de auditoria (ISO 10011 e ISO 14011).

19. Onde posso obter dados estatísticos de empresas certificadas e nº de certificados emitidos conforme a ISO 9000?
O INMETRO e o Comitê Brasileiro da Qualidade CB-25 da ABNT desenvolveram a Base de Dados de Empresas Certificadas ISO 9000, que disponibiliza as informações sobre certificações ISO 9000 no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação - SBC, como o número de certificados emitidos por ano, por localização geográfica, por área de atuação, entre outros. Disponibiliza também informações sobre certificados da Família ISO 9000 emitidos no mundo (consulta por continente e por país) segundo publicação da própria ISO.
Acesso pelo site do Inmetro

20. O que é a ISO IEC 17025?
É uma Norma utilizada para certificação de Laboratórios de Ensaios e Calibração. Esta certificação hoje é realizada pelo INMETRO. A NBR ISO/IEC 17025 é a Norma brasileira equivalente.
Fonte: http://www.cspinfo.com.br/pergu.htm acesso em 02/02/08.






IMPLANTAÇÃO DA ISO



CERTIFICAÇÃO ISO 9001
A AESA é uma empresa de consultoria, auditoria e treinamento focada, na implementação de sistema de gestão de qualidade – ISO 9001. Desenvolvemos projetos de acordo com as necessidades de nossos clientes, isto se deve a uma postura ética e profissional respeitando sempre a estrutura de nossos clientes.
A preocupação das empresas com a qualidade de seus produtos e serviços é um dos fatores mais importantes para seu desenvolvimento. Mantendo o foco na qualidade, a organização alcança a diferença, já que esta mais bem equipada para ganhar novas oportunidades em um mercado global cada vez mais competitivo. Uma organização certificada sob a ISO 9001 oferece uma garantia de seu compromisso com a qualidade e é um indicador que lhe permite medir a melhoria continua do desenvolvimento do negocio. Veja abaixo como é o processo de implantação da ISO 9001.

 Introdução
 Histórico ISO
 O Que é a Norma ISO 9001?
 O Que ela Certifica
 O que é a ISO 9001:2000
 Vantagens na Adequação a NBR ISO 9001/2000
 Porque as Empresas Precisam Ter ISO
 Quanto Custa Implantar ISSO
 Quanto Tempo Leva para Implantar ISO
 Procedimentos Para Obter um Certificado ISO 9001
 Qual a Validade do Certificado ISO?
Introdução
Já há algum tempo têm-se observado o crescente movimento das organizações e clientes pela busca da qualidade nos seus processos produtivos e prestação de serviços.
Mostrando com isso a preocupação das empresas para a adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade(SGQ). Acarretando assim para uma gestão com o foco no cliente e na melhoria continua dos seus processos.
E no mercado existe algumas ferramentas de apoio para atingir objetivos com tudo o mais utilizado e que traz consigo um melhor entendimento e de fácil aplicação é a adequação as Normas das Séries ABNT ISO 9000/2000 pois representa um consenso internacional de boas práticas de gestão como o propósito de assegurar que a empresa possa continuamente atender as exigências de qualidade.
Histórico ISO
A ISO, sigla que significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization). A sigla ISO é uma referência à palavra Grega ISO, que significa igualdade. È uma entidade não-governamental criada em 1947 e com sede em Genebra - Suíça. Que tem por objetivo a divulgação mundial do desenvolvimento da normalização e de atividades relacionadas para a facilitação de intercâmbio internacional de bens e serviços e também na cooperação nas esferas Intelectual, científica, tecnológica e de atividade econômica. No Brasil a ISO é representada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Por conseqüência desta instituição surgio a ISO Série 9000, que foi criada em 1987, na Suíça, para facilitar as relações comerciais e melhorar a gestão da qualidade da empresas.

O Que é a Norma ISO 9000?
As Normas ISO 9000 são Normas de gestão e garantia da qualidade que dão as diretrizes para implantação do Sistema de Gestão da Qualidade ao especificar todas as fases da produção ou da prestação de serviços, desde a execução até o pós-venda. Portanto, a ISO 9000 tem por objetivo organizar por escrito todas as fases do processo produtivo (procedimentos) e registrar as ações realizadas. Através dessa documentação pode-se definir todo o processo produtivo e melhora-lo.
A ISO 9000 visa a redução de desperdícios, maior eficiência da mão-de-obra e maquinaria, análise de segurança e melhoria das relações de mercado, proporcionando aumento da produtivo e maximização dos lucros.
O Que ela Certifica
Certifica o Sistema de Gestão da Qualidade, avaliando as organizações na conformidade de fornecimento de produtos e/ou serviços, ou seja, de acordo com requisitos estabelecidos. Que da série ISO 9001 são:

- Sistema de Gestão da Qualidade
- Responsabilidade da Direção
- Gestão de Recursos
- Realização do Produto
- Medição, Análise e Melhoria.
O que é a ISO 9001:2000

A ISO 9001:2000 é uma norma internacional que fornece requisitos para o sistema de gestão da qualidade (SGQ) das organizações. Faz parte de uma série de normas publicadas pela ISO (International Organization for Standardization - Organização Internacional de Normalização), geralmente chamada no coletivo de "série ISO 9000". Por conseqüência desta popularização dada a norma, freqüentemente há empresas dizendo por aí serem “certificada ISO 9000" ou que o seu “Sistema de Gestão da Qualidade está em conformidade com a ISO 9000". Normalmente, o que na realidade ela quer dizer é que possui um SGQ que atende aos requisitos da ISO 9001:2000, a única norma da série ISO 9000 que pode ser usada para fins de avaliação da conformidade. O objetivo da ISO 9001:2000 é fornecer um conjunto de requisitos que, se forem bem implementados, darão mais confiança de que uma empresa é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que:
Atendem às necessidades e expectativas de seus clientes; e Estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.Os requisitos abrangem uma grande variedade de tópicos, incluindo:

- Comprometimento da alta direção com a qualidade,

- Foco no cliente,

- Adequação de recursos,

- Competência de funcionários,

- Gestão de processos (no caso de processos de produção, entrega de serviços, processos administrativos e processos de suporte pertinentes),

- Planejamento da qualidade,

- Projeto de produtos, análise crítica de pedidos recebidos, aquisição, medição e monitoramento de processos e produtos,

- Calibração de equipamentos de medição, processos para solucionar reclamações de clientes, ações corretivas e preventivas e melhoria contínua do SGQ,

- Por último, mas não menos importante, há também o requisito que exige que a organização monitore a opinião do cliente quanto à qualidade dos produtos e serviços fornecidos.
Vantagens na Adequação a NBR ISO 9001/2000
Abertura de Mercados (Nacional e Internacional);
Aumento da Capacidade para Competir;
Capacitação para Concorrências e Licitações;
Realizações de Parcerias Comerciais;
Satisfações da Partes Interessadas;
Eliminação de Retrabalho e
Garantia de Melhoria Continua.

Porque as Empresas Precisam Ter ISO
Ter um certificado ISO 9000 significa que uma organização possui um Sistema gerencial com o objetivo para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma internacional. Não há nada que obrigue as organizações a terem a certificação ISO 9000. Mostrando que as normas foram criadas para a adoção de livre árbitro das organizações, ou seja, quando quiserem. Mas que no contexto atual onde as empresas passaram a exigir de seus fornecedores a implantação da ISO, como forma de demonstrar que possui um controle ou padronização nos processos produtivos ou prestação de serviço, garantindo a qualidade e a eficiência. Hoje, tem-se visto no mundo empresarial que as grandes empresas que compram produtos ou serviços de outras empresas cobram que seus fornecedores tenham a certificação ISO 9000. Há também outras empresas fornecedoras de segmentos de mercado diferente, que também adotam a ISO como forma de marketing, caracterizando que, ter um sistema certificado por uma entidade independente é um grande elemento do marketing. Pois gera maior credibilidade para a empresa não só no mercado nacional como no internacional. Há aquelas também que encontram na implantação da ISO uma ferramenta de grande valia na redução de custos operacionais.
Quanto Custa Implantar ISO
Normalmente depende muito do nível de organização da empresa. Pois aquelas Empresas que já possuem o gerenciamento e atividades voltadas para a qualidade, normalmente precisam de pouco investimento, faltando apenas escrever os procedimentos e instruções as atividades. Outrora há também aquelas, com pouca estrutura que necessitam um maior investimento, muitas vezes, necessitando investir muito em treinamento e até em aquisição de equipamentos. Mas O que é de maior relevância no cálculo do investimento necessário é o quanto à empresa precisa mudar, incluindo nesta observação o aspecto cultural, acarretando com isso um bom sistema de gestão da qualidade. Mostrando que com essa visão, o investimento pode ser reduzido ao menor possível, ficando só o trabalho de redigir os procedimentos, ou também como de grandes proporções monetárias. Só é possível ter esta informação, conhecendo a empresa.
Quanto Tempo Leva para Implantar ISO
O tempo vai de acordo com o levantamento de informações a ser feito na organização e leva como referência tudo que já foi executado na organização com relação ao Sistema de Gestão da Qualidade, mais a principio tem como duração em média de 8 meses a 1 ano para adequar toda a sistemática de trabalho aos requisitos da Norma.
Procedimentos Para Obter um Certificado ISO 9001
Para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade e obtenção da certificação, a empresa pode utilizar mão-de-obra própria, ou seja, seus próprios funcionários, ou a uma consultoria externa e também utilizar as duas opções. O sistema de Gestão da qualidade deve ser elaborado por um Manual da Qualidade, que obviamente deve atender às exigências da norma ISO 9001.

É imprescindível a interpretação da norma, verificando a existência do que já é praticado, descrever os procedimentos e providenciar documentos para regulamentação.
Depois precisa contratar uma companhia certificadora que realizará uma auditoria a fim de verificar se a empresa atende aos requisitos da Norma. Esta companhia certificadora é uma entidade independente e autorizada para realizar as auditorias.
Qual a Validade do Certificado ISO?
Os certificados emitidos pelos Orgãos autorizados pelo IMMETRO Possuem validade por um período de três anos a contar da data da auditoria de certificação. No decorrer destes três anos as empresas serão reavaliadas pelos orgãos semestral ou anualmente, conforme firmado em contrato. E são condições para a manutenção da certificação os resultados das avaliações periódicas.
Fonte: http://www.aesabr.com.br acesso em 02/02/08.

Conceitos ISO 14000
01. O que significa a sigla ISO?
ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization ) localizada em Genebra, Suíça, fundada em 1947.
A sigla ISO é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade.
O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem 119 países membros. A ABNT é o representante brasileiro.
A ISO trabalha com 180 comitês técnicos (TC) e centenas de subcomitês e grupos de trabalho.

02. O que é a série ISO 14000
A série ISO 14.000 é composta pela norma ISO 14.001 ( a única norma que permite a certificação ) e um conjunto de normas complementares ( ver item 12 ).
A ISO 14001 é uma norma de gerenciamento, não é uma norma de produto ou de performance. É um processo de gerenciamento das atividades da companhia que têm impacto no ambiente. Algumas importantes características da ISO 14001:
• Ela é compreensiva: todos os membros da organização participam na proteção ambiental, envolvendo todos os "stake-holders" (os clientes, os funcionários, os acionistas, os fornecedores e a sociedade). São utilizados processos para identificar todos os impactos ambientais. A norma ISO 14.001 pode ser utilizada por qualquer tipo de organização, industrial ou de serviço, de qualquer porte, de qualquer ramo de atividade.
• Ele é pró-ativa: seu foco é na ação e no pensamento pró-ativo, em lugar de reação a comandos e políticas de controle do passado.
• Ela é uma norma de sistema: ela reforça o melhoramento da proteção ambiental pelo uso de um único sistema de gerenciamento permeando todas as funções da organização.
O sistema de gerenciamento ambiental previsto pela norma contém os seguintes elementos:
• Uma política ambiental suportada pela Alta Administração;
• Identificação dos aspectos ambientais e dos impactos significativos;
• Identificação de requisitos legais e outros requisitos;
• Estabelecimento de objetivos e metas que suportem a política ambiental;
• Um programa de gerenciamento ambiental;
• Definição de papéis, responsabilidades e autoridade;
• Treinamento e conhecimento dos procedimentos;
• Processo de comunicação do sistema de gerenciamento ambiental com todas as partes interessadas;
• Procedimentos de controle operacional;
• Procedimentos para emergências;
• Procedimentos para monitorar e medir as operações que tem um significativo impacto ambiental;
• Procedimentos para corrigir não conformidade;
• Procedimentos para gerenciamento dos registros;
• Programa de auditorias e ação corretiva;
• Procedimentos de revisão do sistema pela alta administração.
É um processo que contém os elementos importantes do gerenciamento de uma empresa para identificar os aspectos significativos relativos a meio ambiente que a empresa pode influenciar e controlar.

03. Como surgiram as normas ISO 14.000?
O estabelecimento de um sistema de gerenciamento ambiental não é uma atividade simples. Deve ser investido tempo no seu planejamento.
Os primeiros passos foram dados na conferência das nações unidas realizada em Estocolmo ( Suécia ) no ano de 1972. entretanto, o assunto passou a ser tratado com prioridade a partir da Conferência das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro em 1992. Outro passo importante foi a publicação pela Bristish Standard Institution da norma BS-7750, uma norma sobre gerenciamento ambiental que serviu de base para a ISO 14.000.

04. Que tipo de informação encontramos na série ISO 14000?
A ISO 14.000 ajuda qualquer organização a tratar o meio ambiente de uma forma sistemática, melhorando portanto a sua performance. Uma alta prioridade da norma é a proteção dos empregados, através do cumprimento de toda a legislação e regulamentos. A norma prevê o estabelecimento de metas e objetivos que são acompanhados nas auditorias internas e nas avaliações da alta administração. A norma dá uma atenção especial à comunicação com todos os "stake-holders".

05. Como foram desenvolvidas as normas ISO 14000?
Foram desenvolvidas pelo comitê técnico TC-207 da ISO, formado por representantes dos países membros. Os trabalhos foram realizados no período de 1993 a 1996, quando foram publicadas as primeiras normas. Com a experiência adquirida com as normas ISO 9000, os trabalhos foram realizado num prazo menor que daquela norma. Outras normas encontram-se em estágio de elaboração. As normas passam por diferentes estágios até a sua aprovação.
No Brasil elas foram desenvolvidas (traduzidas) pela ABNT.

06. Com que freqüência elas são revisadas?
As primeiras normas da série foram publicadas em 1996. A exemplo do que ocorre com as normas ISO 9000, espera-se que elas sejam revisadas a cada cinco anos.

07. Qual é o impacto da ISO 14000 nos negócios?
Não há dúvidas de que a conscientização do público com os aspectos ambientais faz com que as organizações que levam ISO em conta tenham uma vantagem competitiva em relação às demais. Os produtos terão uma utilização mais segura, minimizando os desperdícios e aumentando a proteção ambiental. Se o consumidor pode escolher entre dois produtos com preço e qualidade similar, certamente ele dará prioridade a produtos que não afetem o meio ambiente de forma danosa. A sociedade, através dos seus legisladores, tem colocado cada vez mais restrições do ponto de vista ambiental para as empresas. As seguradoras já passam a avaliar os riscos de acidentes ambientais na estipulação de prêmios de seguros. Órgãos de financiamento internacionais, como BID, têm exigido o preenchimento de relatórios ambientais.
A ISO 14000 permite a empresa demonstrar que tem uma preocupação com o ambiente. Apesar da norma ser voluntária, o mercado passará a exigir a sua utilização. A sua implantação também proporcionará economias para as empresas, através da redução do desperdício e do uso dos recursos naturais. A ISO 14000 dá ênfase ao melhoramento contínuo, o que proporcionará economias crescentes à medida que o sistema está em funcionamento.

08. Por que as empresas estão implantando sistemas de gerenciamento ambiental?
Os principais objetivos são:
• Redução de riscos com multas, indenizações, etc.
• Melhoria da imagem da empresa em relação a performance ambiental.
• Melhoria da imagem da empresa quanto ao cumprimento da legislação ambiental.
• Prevenção da poluição.
• Redução dos custos com a disposição de efluentes através do seu tratamento.
• Redução dos custos com seguro.
• Melhoria do sistema de gerenciamento da empresa.

09. A minha empresa precisa implantar a ISO 14000?
Para decidir é preciso responder às questões:
Vai melhorar a performance ambiental?
Vai promover melhoria na eficiência operacional?
Vai ser requerido ou encorajado pelos órgãos governamentais ou de classe?
Vai ser solicitado pelos clientes?
Há expectativa da sociedade?
Qual a análise de custo/benefício?

10. O que significa obter a certificação ISO 14000?
Significa que o Sistema de Gerenciamento Ambiental da Empresa foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 14001

11. Qual a validade da certificação?
O certificado tem validade de 3 anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado. Além disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a empresa deixar de cumprir os requisitos.

12.Qual a diferença entre certificação e acreditação?
Certificação é um procedimento pelo qual uma entidade de terceira parte dá uma garantia escrita de que um produto, processo ou serviço está conforme os requisitos especificados.
Acreditação é um procedimento pelo qual uma autoridade nacional dá reconhecimento formal de que uma entidade é competente para conceder a certificação. No Brasil o INMETRO é o órgão acreditador.

13. Quais são as etapas necessárias para a certificação?
01. Comprometimento da alta administração.
02. Seleção e designação formal de um coordenador.
03. Treinamento do coordenador.
04. Formação do Comitê de coordenação.
05. Treinamento dos diretores, gerentes e supervisores.
06. Elaboração e divulgação da política ambiental.
07. Palestra sobre meio ambiente para todos os funcionários e divulgação constante do assunto ambiente.
08. Levantamento da legislação ambiental. No caso de empresas exportadoras, deve ser feito um estudo da legislação do país cliente.
09. Levantamento dos aspectos ambientais
10. Definição dos impactos ambientais e sua significância
11. Estudo de cada um dos requisitos da norma.
12. Diagnóstico da empresa em relação a esses requisitos e elaboração do programa de gerenciamento ambiental (opção: a empresa poderá realizar a revisão ambiental inicial, que fornecerá subsídios para o plano de gerenciamento ambiental).
13. Elaboração de procedimentos e instruções operacionais com a participação dos funcionários.
14. Elaboração do manual do gerenciamento ambiental.
15. Treinamento dos funcionários na documentação.
16. Formação dos auditores internos.
17. Realização das auditorias internas.
18. Implantação das ações corretivas para as não conformidades.
19. Seleção da entidade certificadora.
20. Realização da pré-auditoria

14. Quais os benefícios da implantação da ISO 14000?
O mais óbvio benefício é uma padronização mundial para as ações relativas a meio ambiente. Do ponto de vista comercial, são harmonizadas as leis internacionais, evitando barreiras comerciais, não tarifárias. Ela promoverá a melhoria ambiental, através do atendimento a regulamentos e da demonstração do comprometimento com o gerenciamento ambiental.
a) para a empresa:
- Assegurar o cumprimento da legislação;
• Estabelecer uma política ambiental para toda a empresa;
• Redução de riscos referentes a acidentes ambientais;
• Obter o reconhecimento do público e dos clientes para o esforço de preservação ambiental;
• Melhorar os métodos de gerenciamento
• Reduzir o desperdício do uso de recursos naturais
• Reduzir os efluentes (ou reduzir a contaminação dos efluentes?) e o custo com o seu tratamento.
b) para os clientes:
• Confiança no produto fornecido pela empresa
• Confiança de que a empresa dá prioridade aos aspectos ambientais.
• Menor risco de acidentes ambientais
• Maiores informações sobre a empresa quanto a aspectos ambientais.

15. Que orientação posso obter para implantar a ISO 9000?
A ISO publicou uma série de normas que complementam as normas básicas, orientando a sua implementação. Segue relação de todas as normas ISO sobre o assunto:
Assunto Normas ISO
Sistema de gerenciamento ambiental 14000, 14001, 14004
Auditoria ambiental 14010,14011, 14012, 14013, 14014, 14015
Rotulagem ambiental 14020, 14021, 14022, 14023, 14024
Avaliação de performance ambiental 14031, 14032
Avaliação de ciclo de vida 14040, 14041, 14042, 14043
Glossário 14050
Aspectos ambientais nas normas de produtos 15060
Para acelerar a implantação da ISO 14000 podem ser consultados livros (consulte a Ed. Qualitymark - fone 0800-26-3311, fax 021-04-0687) ou consulte a QUALITAS: Fone: 071-979-8919 http://users.provider.com.br/qualitas qualitas@provider.com.br

16. Como escolher uma entidade certificadora?
A Certificação é o processo pelo qual a empresa procura demonstrar para seus clientes que tem um sistema de qualidade implantado.
Para escolher a entidade certificadora, procure ouvir seus clientes para ver se eles tem alguma preferência.
Se a sua empresa exporta produtos, procure escolher uma empresa que seja bem conhecida nos países que compram seus produtos.

17. Quais os organismos de certificação existentes no Brasil?
No Brasil o INMETRO é o responsável pela fiscalização ( acreditação ) dos organismos certificadores.
Os seguintes organismos de certificação atuam no Brasil:
ABS 021-253-8884
BVQI 021-263-6008
CONSULTE O INMETRO PARA OBTER UMA RELAÇÃO ATUALIZADA.

18. Qual é a relação entre a ISO 14000 e o programa atuação responsável (responsible care) ?
A ISO 14.000, assim como a ISO 9000, dá muita ênfase à documentação e ao seu controle, o que não é reforçado pelo programa atuação responsável.
A ISO 14.001 cobre cerca de 20 % dos 152 elementos e códigos do programa de atuação responsável. A ISO 14000 não trata dos seguintes aspectos:
- Segurança e saúde do trabalhador;
- Envolvimento com a comunidade;
- Product stewardship;
- Avaliação de Segunda parte;
- Desenvolvimento de novos produtos;
- Transporte;
- Pró-ação no desenvolvimento de políticas públicas.
Entretanto o programa atuação responsável não é específico o suficiente para atender aos requisitos de uma certificação. Abrange apenas 25 % dos elementos da ISO 14.001.
A ISO 14.001 é mais prescritiva que o atuação responsável nos seguintes itens:
• Elementos de uma política ambiental
• Treinamento ambiental
• Inventário de aspectos ambientais das operações
• Procedimento para controle de documentos
• Responsabilidades e papéis ambientais
• Necessidade de estabelecimento de metas e objetivos ambientais
• Auditorias
Na nossa opinião a ISO 9000 está para a qualidade total assim como a ISO 14.000 está para o programa de atuação responsável.
C ( Check - verificar ) Monitoramento e medições
Não conformidades e ações corretivas e preventivas
Registros
Auditorias

19. Como as normas ISO 14000 se relacionam com as ISO 9000?
Assim como a ISO 9000, a ISO 14000 é uma norma de gerenciamento, não é uma norma de especificação. São normas voluntárias que estão tendo um grande impacto no mercado pela sua aceitação pelas empresas.
A ISO 14000 utilizou muito a estrutura da normas ISO 9000. Assim como a norma ISO 9000 não garante a qualidade do produto, a norma ISO 14.000 não garante níveis de performance ambiental.
Há um trabalho com objetivo de harmonizar as duas normas nas próximas revisões, com o objetivo de facilitar as empresas que implantem os dois sistemas de gerenciamento. De fato há vários aspectos similares nas duas normas relativos a:
• estabelecimento de uma política;
• comprometimento da alta administração
• controle de documentos
• treinamento
• auditoria
• ação corretiva
• revisão pela alta administração
A forma de estruturação e redação da ISO 14000 é mais avançada que a da norma ISO 9000 pois ela considera a melhoria contínua através do uso do ciclo P.D.C.A. A ISO 14.0000 também leva em conta aspectos legais, não abordados na ISO 9000. A ISO 14000 também requer o estabelecimento de metas e objetivos mensuráveis para todas as operações que afetam o meio ambiente.
A ISO 14.000 tem algumas diferenças pois ela estabelece requisitos específicos da política, exige a identificação de aspectos ambientais, requer o estabelecimento de objetivos e metas quantificáveis além do cumprimento da legislação.

Autor: Marcos Antonio Lima de Oliveira
Fonte: http://jasconsultoria.vilabol.uol.com.br/artigoConceitosISO14000.htm acesso em 02/02/08

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