Loading...

sábado, 3 de julho de 2010

Exercícios

A redação no processo seletivo
por Juliana Ricci

     Escrever bem é uma tarefa difícil, que exige raciocínio, capacidade de organizar os pensamentos e muita concentração. Você já imaginou então o que pode representar o fato de elaborar um bom texto diante de um selecionador, num processo seletivo?
     Pois é, muitas consultorias e empresas pedem aos candidatos a emprego que elaborem uma redação, geralmente de 20 ou 30 linhas. Não há como negar que a pressão é grande. Diante da oportunidade de conseguir um novo emprego, imaginar que um pequeno texto pode atrapalhar tudo deixa qualquer candidato suando frio. Mas a verdade é que na hora de escrever, a habilidade adquirida com a prática é o fator mais importante. Isso significa que não adianta querer, de um dia para o outro, redigir textos brilhantes. A primeira lição a ser aprendida é a de que a habilidade em escrever só chega para quem pratica muito e lê muito - para adquirir vocabulário e perceber estilos e maneiras de expressar os pensamentos.
     Na maior parte das vezes, o tema da redação é livre. Segundo Sandra Gouveia Moreira, Psicóloga e Gerente de Talentos da Lógica Serviços e Projetos, dar a opção da escolha do assunto ao candidato é uma forma de aliviar a tensão, já que ele sabe que pelo menos poderá discorrer sobre algo que domina. "O que interessa nesses textos é avaliar a capacidade de estruturar as idéias, de raciocinar sobre um problema ou tema e também o domínio do português. Ainda assim, alguns selecionadores preferem definir o tema, para testar também se o profissional está bem informado e tem bom nível de conhecimentos gerais", explica Sandra.
     Outra intenção dos selecionadores é fazer uma análise grafológica do texto, que é um estudo do perfil da pessoa a partir de sua letra. Portanto, nesses casos, o tema não tem importância. Bem, mudar o tipo de letra você não pode, e nem precisa, mas escrever bem é perfeitamente possível. Confira as dicas de Cristiane Gonçalves, gerente de Assessoria em Gestão de RH da KPMG:
     Use linguagem simples. Ninguém aguenta e nem tem tempo para ficar lendo e decifrando textos rebuscados
     Não use gírias. Palavras e expressões desse tipo fazem parte somente da língua falada, e ainda assim são regionais, não necessariamente conhecidas por todos
     Evite frases de uma palavra, ou de efeito. Palavras sozinhas não têm sentido numa redação, por isso não merecem virar frase. E frases de efeito, assim como clichês, refletem apenas a opinião de quem os criou
     Não abrevie. Os selecionadores não são obrigados a entender palavras abreviadas e você corre o risco de abreviar de forma errada
     Seja claro. Procure seguir a ordem direta da narrativa, sem inverter a sequência dos fatos ou das opiniões. Assim suas frases ficarão leves e curtas e os argumentos, claros
     Evite termos em inglês. Não "pega" bem americanizar seu texto, e você ainda corre o risco, novamente, de usar os termos de maneira errada
     Evite metáforas, analogias e outros recursos que num romance ou num poema podem ajudar muito, mas em textos objetivos só ocupam espaço
     Fale dos objetivos profissionais. Quando o tema for livre, prefira falar da sua carreira, profissão, área de atuação ou algo sobre a atualidade. Redações com temas do tipo "domingo no parque", "minhas férias" ou "por que tenho 20 pares de sapato no armário" são abominadas
     Cuidado com a redundância. Muitas vezes, sem perceber, explicamos mais de uma vez a mesma coisa, assim como fazemos ao falar. Confira se o seu texto não está repetitivo
     Varie o vocabulário. Usar sempre a mesma palavra demonstra pobreza de vocabulário, sem contar que o texto fica muito cansativo
     Evite frases longas. Elas são um prato cheio para que as idéias se percam. Ponto final é a melhor arma nesses casos
     Fique atento ao uso das letras maiúsculas e dos parágrafos.
     Simplesmente apresente sua opinião. Seja ela qual for, será bem aceita se for bem apresentada. Defenda-a, mas evite radicalismos e temas polêmicos
     Revise. Tem gente que acha que revisão é "mal" de jornalista e escritor. Qualquer texto, sobre qualquer assunto, com qualquer propósito que seja, pode causar uma grande confusão se contiver erros, frases incompletas, etc.

Fonte: http://carreiras.empregos.com.br acessado em 20/05/2008.




Cabeçalho de Avaliação

CURSO: __________________________________________________________
PROFESSOR (A): __________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: _______________________________________
ALUNO (A): _______________________________________________________
TURNO: ________________________ TURMA: _________ DATA: ___/___/___ 

VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM

OBSERVAÇÕES
- Não rasurar. Questões rasuradas serão desconsideradas.
- Usar caneta azul ou preta, não será permitido o uso de caneta vermelha.
- A avaliação poderá ser feita a lápis, mas sem reclamações posteriores.
- A interpretação das questões faz parte do processo de avaliação.



Exercicios - Primeiros Socorros
Introdução a Saúde
Prof.
Aluno (a):___________________________________________________________

Sobre Primeiros Socorros

1 – Dentre os sinais abaixo quais deles pertence aos sinais de uma parada respiratória?
a) inconsciência e tórax móvel;
b) tórax imóvel e cefaléia;
c) freqüência respiratória acelerada e ausência de saída de ar pelas vias respiratórias;
d) ausência de saída de ar, inconsciência e tórax imóvel;
e) inconsciência, tórax móvel e ausência de saída de ar.

2 – Sobre as artérias que afere a freqüência cardíaca qual delas encontra na região cervical?
a) femoral
b) axilar
c) radial
d) jugular
e) carótida

3 – Quais as indicações para o uso do torniquete?
a) Fratura exposta e luxação
b) Fratura por esmagamento e amputações
c) Fratura exposta grave e hemorragia interna
d) Hemorragia externa e entorse

4 – De  acordo com os tipos de choque que o ser humano apresenta, quais deles está relacionado com o volume sanguíneo?
a) Hipovolêmico
b) Anafilático
c) Hipertensão
d) Taquicardia
e) Cardiogênico

5 – Quais os cuidados que uma pessoa tem ao socorrer uma pessoa com provável luxação do joelho?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6 – Assinale a alternativa correta sobre estado de Choque?
a) Náusea e tontura são sinais que a pessoa esta sofrendo quando esta em estado de choque.
b) A palidez, pele fria e úmida são sintomas apresentados quando uma pessoa esta em choque.
c) A queda de pressão arterial pode ser uma causa para o estado de choque.
d) Pulso rápido e fraco são sintomas apresentados quando uma pessoa esta em estado de choque.
e) As primeiras causa do estado de choque são: hemorragias e torniquete para controle das hemorragias internas.

7- Sobre luxação, entorse e fratura marque a  alternativa incorreta:
a) Dor, edema e perda dos movimentos são alguns sinais e ou  sintomas de uma pessoa com luxação.
b) Ao presta os primeiros socorros para um acidentado com provável fratura nas cervicais baixas. Deve movimentar a cabeça e remover a vitima para um lugar seguro.
c) Manter a vitima agasalhada é uma ótima prevenção contra um provável estado de choque devido uma fratura.
d) As imobilizações das articulações geralmente imobilizam um osso de cima ou o  abaixo da injuria.

8 – Descreva como é realizada a  massagem cardiorrespiratória?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9- Descreva no mínimo 3 cuidados quando uma pessoa apresenta na queimadura de 2º grau?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 – Quais os cuidados necessários para serem realizados quando  individuo apresenta em estado de choque?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Filme Obrigado Por Fumar

Neste filme vemos o embate corporativo fundamental da indústria do tabaco e Ong’s e políticos contrários ao hábito de fumar.


Escolha uma destas sugestões para a sua dissertação sobre o filme. Leia antes o texto “A redação no processo seletivo”.

1.    Liderança
2.    Poder x autoridade
3.    Competência = conhecimento + habilidade + atitude (em nosso caso, poder de convencimento)
4.    Trabalho sob pressão e capacidade de improviso
5.    Equilíbrio vida pessoal x vida profissional
6.    Rede de contatos
7.    “Guarde sua vocação num cofre, vá à luta e ganhe rios de dinheiro, depois abra o cofre e retome aquela vocação do ponto em que havia deixado atrás”.
8.    Ética no trabalho: a reinterpretação de dados a favor da indústria do cigarro.
9.    Carreirismo: Ambição profissional x Ganância profissional
10.    A ambigüidade da indústria do tabaco representada nas embalagens do produto: “67% dos fumantes disseram ter sentido vontade de deixar de fumar após implantação desta medida no Brasil”
11.    Comente: “Os homens ganham dela na decisão de parar de fumar (25,8% dos entrevistados já abandonaram o vicio enquanto apenas 18,6% das mulheres ouvidas fizeram o mesmo). VEJA, edição 2050, ano 41, No. 9, 5 de março de 2008, p.76.
12.    Comente: “Em 2003, levantamento do InCa e da SVS, feito em 18 capitais mostrava que 20% da população fumava.  Hoje, de acordo com o VIGITEL, esse numero é de 16,4% - o que coloca o Brasil entre os países com menor incidência de tabagismo.” VEJA, edição 2050, ano 41, No. 9, 5 de março de 2008, p.76.
13.    Qual a sua explicação para o fato de Porto Alegre ser a campeã do vicio de fumar entre as mulheres no Brasil (20,1%)?
14.    Comente: “nas regiões brasileiras mais desenvolvidas, tal qual acontece nos países do Primeiro Mundo, a tendência é a de que o sexo feminino ultrapasse o masculino nas baforadas.” VEJA, edição 2050, ano 41, No. 9, 5 de março de 2008, p.76.



OBS.: MÍNIMO DE 15 LINHAS DIGITADAS E IMPRESSAS.


Listas De Exercícios
•    Assunto: Saúde mental: fatores que interferem; importância do lazer; saúde mental e trabalho.

Defina pesquisa de clima organizacional e sua importância na Gestão de Pessoas


•    Assunto: Saneamento básico e do meio: saneamento do ar, da água, do lixo, das habitações e dos locais de trabalho; seleção, descarte e reciclagem de lixo.

Quais os riscos que o Lixão da Estrutural representam para o Parque Nacional de Brasília?


•    Assunto: Epidemiologia: prevenção e controle de doenças infecto-contagiosas e infecto-parasitárias.

Diferencie doenças infecto-contagiosas de infecto-parasitárias.



•    Assunto: Esquema de imunizações nas doenças imunopreveníveis; vacinação - Programa Nacional de Imunização (PNI).

Elenque as vacinas fornecidas pelo MS exclusivas para o adulto.


•    Assunto: Métodos contraceptivos: tipos, indicações e uso.

Defina contracepção de emergência.


•    Assunto: Direitos do cliente dos serviços de saúde.

Enumere os princípios contidos na Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde



•    Assunto: Estrutura e funcionamento das organizações sociais.

Cite 3 ONGs de recuperação de viciados da região de Brasília e Entorno.


     
•    Assunto: Formas de prevenção de acidentes do trabalho.

Dê o significado das siglas: CIPA e  SESMT citando as normas legais que as criaram.
 

            
•    Assunto: Causas dos acidentes do trabalho.

Defina risco biológico


•    Assunto: Procedimentos legais nos acidentes de trabalho.

Cite quais os procedimentos pós-exposição com sangue contaminado de paciente portador de HBV


•    Assunto: Prevenção e combate ao fogo: triângulo do fogo, classes de incêndio, agentes, extintores, procedimentos de combate ao fogo e condutas gerais em situação de sinistro.

Enumere as classe de incêndio e tipos de extintores.


•    Assunto: Bioética.

Defina Bioética.


•    Assunto: Conceitos de assepsia, anti-sepsia, desinfecção, descontaminação e esterilização.

Conceitue: assepsia, anti-sepsia, desinfecção, descontaminação e esterilização



•    Assunto: Gerenciamento do descarte de resíduos, fluídos, agentes biológicos, físicos, químicos e radioativos.

Dê o significado da sigla PGRSS, citando a norma legal que a criou. Cite local e data do maior acidente radioativo ocorrido em nosso país,


•    Assunto: EPIs e EPCs – tipos e usos.

Defina EPI e EPC



•    Assunto: Carta dos Direitos do Paciente, proposta no Manual da Comissão Conjunta de Acreditação de Hospitais para a América Latina e Caribe.

Defina o termo Acreditação Hospitalar


•    Assunto: SUS – Sistema Único de Saúde

Pesquise as fontes de financiamento legais do SUS


RESENHA – AS INVASÕES BÁRBARAS

As Invasões Bárbaras retrata um drama pessoal para representar a desconstrução de ideologias nas mudanças de um todo. Pode-se dizer que este filme é primo de Kolya, obra tcheca que retrata o encontro de um músico com um garoto russo através do acaso. Uma analogia à morte e ao novo, ao fim do comunismo e ao começo de uma nova república. Em As Invasões Bárbaras, o confronto pessoal de ideologias está no reencontro de um pai e seu filho. Se Kolya tratava do mundo pós-queda-do-muro, As Invasões Bárbaras questionam o mundo pós-queda-das-torres.

Rémy (Rémy Girard), mesmo personagem de "O Declínio do Império Americano - Le Déclin de L'Empire Américain" de 1986, é um professor universitário que está com uma doença terminal. Internado num hospital público ele espera a volta de seu filho Sébastien (Stéphane Rousseau) que opera numa financeira em Londres.

O choque entre o baby boomer que acreditou e desacreditou em todos os ismos de sua época com o yuppie é inevitável. Apesar disso, Sebastian faz de tudo para melhorar os últimos dias do pai. Remove-o do leito compartilhado e evita ainda que volte para o corredor do hospital.

Paciente no corredor? Mas o filme por acaso é brasileiro? Não se esqueça que, mesmo não sendo um país independente, o Quebec também faz parte da América Católica. Estatização, sindicatos corruptos, polícia despreparada e religiosidade fazem do Quebec um país muito parecido com restante da América Latina.

Sebastian, após uma briga com um pai, reflete sua condição de futuro órfão. Ele corre contra o tempo para que Rémy tenha um final digno. Para isso, ele tem de subornar o sindicato e a direção do hospital para melhorar a sua estadia e consegue a conivência da polícia para comprar heroína para aliviar o sofrimento de seu pai, procedimento indicado por uma amigo médico. Possibilita ainda, sua irmã se comunicar com o pai; paga a visita de alunos que esnobaram Rémy em sua despedida da universidade por motivos de saúde e convoca os amigos antigos para lhe fazer companhia.

O grupo de amigos e parentes que passa os últimos dias com Rémy, é formado por professores, antigas amantes, a ex-mulher e um casal gay. Nestes encontros são memoráveis os diálogos da geração que acreditou nas mudanças e que agora convive com guerras preventivas em nome da paz.

O filme questiona em doses variadas o antiamericanismo, o holocausto indígena, a eutanásia, a globalização, a discriminação das drogas e principalmente a permanência dos valores, os quais estão acima de qualquer ideologia. Principalmente a amizade entre pais e filhos que o dinheiro não compra. Parece propaganda, mas não é.

Remy apega-se à vida e tem saudade desta antes mesmo de deixá-la. Saudade das conquistas, mulheres e ideologias. Sua amizade com a junkie Nathalie é um dos pontos altos do filme.

Os homens passam e as obras ficam. Esta é a mensagem do filme As Invasões Bárbaras. E a saída está nas estantes para afugentar o fascismo velado nas primeiras leituras. Apesar de toda a burrice, de todos os fascilosófos dizendo que não há saída, apesar disso tudo, a sensibilidade e bom gosto sempre resistirão.



Fonte: http://www.duplipensar.net/artigos/200x/resenha-do-filme-as-invasoes-barbaras.html acesso em 27/02/2008.


Trabalho De Ética
Livro – ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES – Elizete Passos – Atlas – São Paulo – 2006

TRABALHAR COM POWERPOINT
MÍNIMO DE 4 SLIDES POR GRUPO
CRONOMETRAR 20 MINUTOS POR GRUPO


GRUPOS
1 – CAP.4 - ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES: EM BUSCA DE UM CONCEITO (trabalhando a formação ética nas empresas + o ser humano deve ser o fim, PP. 69 - 75) – quarta 28/04 – ALAN-JULIANA-SIMONE

2 – CAP. 5 - PERFIL ÉTICO NAS ORGANIZAÇÕES (nos bastidores das organizações + organização e lucratividade, PP. 78 - 83) - quarta 28/04 – ARMANDO-BEATRIZ-ISABELA

3 – CAP. 6 - EMPRESA ÉTICA (humanismo e ética nas empresas + como deve ser uma empresa ética, PP. 88 – 95) – quinta 29/04 – LUCIANA-CRISTINA-GLADSON-JOANA

4 – CAP. 8 - TENDÊNCIAS DA ÉTICA PROFISSIONAL HOJE, PP. 105 - 112 – quinta 29/04 – AURI-MARIANA ALVES-ADILON-CRISTINA

5 – CAP.10 - O ASSÉDIO MORAL NAS ORGANIZAÇÕES, PP.127 – 139  – sexta 30/04 – DAINANE-CELÉIA-WILYANNE-GABRIELA

6 – CAP. 11 - SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO, PP. 140 - 153 – sexta 30/04 – FELIPE-MARCELO-IDELMA-ANDRÉIA

7 – CAP. 12 - ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO, PP.154 - 163 – sexta 30/04 – GILMARA-LÍDIA-MAHAL-MARIANA SANTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário