quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Métodos de lavagem

Limpeza

1- Devemos ter sempre no laboratório um recipiente com água e sabão para que nele sejam colocados os materiais logo após o seu uso.
2- Empregar um detergente para tirar a sujeira sem danificá-lo.
3- Cuidado com material frágil.
4- Todo material deve ser limpo tanto por dentro como por fora. Usando as escovas e buchas apropriadas.
5- Enxaguar mais de uma vez na torneira com água corrente e depois com água destilada.
6- Jamais secar vidrarias com pano, usar suporte apropriado ou a estufa.

A mistura Sulfocrônica é uma solução muito usada para a remoção de resíduos e o seu preparo deve ser feito com cuidado, evitando que atinja o operador, suas roupas ou os móveis do laboratório. Para utiliza-la:

1- Lavar o material primeiramente na água da torneira.
2- Deixar escorrer o excesso de água.
3- Colocá-lo na mistura onde deverá permanecer por 1 a 24 horas, dependendo da sujeira.
4- Ao retirar da mistura enxague várias vezes na torneira, tomando cuidado, nessa fase, de manter a torneira aberta para evitar a corrosão do esgoto da pia.
5- Lavar três vezes com água destilada.
6- Deixar escorrer a água e secar na estufa.
Obs: Caso persista a sujeira após esse tratamento, pode-se usar ainda o hidróxido de sódio(soda) 10%, o Ácido Nítrico.

Os Detergentes são substâncias químicas utilizadas na remoção de sujeira. Existem varias marcas no comércio e sua vantagem é que não oferecem perigos. Devem ser usados segundo as instruções do rótulo, tomando-se o cuidado para enxaguar bem, pois os resíduos alteram os resultados dos exames.
Obs: Para verificar a limpeza de um recipiente de vidro devemos enchê-lo de água e esvazia-lo. Verificando se a água forma uma película nas paredes, isso indica limpeza correta.

Vidrarias para cultivo de microorganismos só deve ser lavada após autoclave.
As pipetas devem ser lavadas na posição vertical, com as pontas para cima sendo que existem lavadores para isso.
As pipetas usadas em Hematologia(pipeta de Sahli e de Thoma), devem ser lavadas imediatamente após o uso. Removendo o líquido do seu interior e lavando bem com água por meio de aspirações sucessivas, de preferência usando trompa e vácuo(na sua falta aspirar com seringa adaptada a um tubo de borracha). Depois da água, aspirar da mesma maneira álcool(para retirar a água) e depois éter( para remover o álcool), por varias vezes e secar a pipeta até que a pérola de vidro( Pipeta de Thoma) se mova livremente.
A lavagem da Câmara de Neubauer também deve ser feita imediatamente após o uso, com água e sabão.
O material destinado ás provas de coagulação necessitam tratamento muito cuidadoso na lavagem. Esse material deve ser de preferência novo e se não for possível, escolher o material mais perfeito, desprezando o riscado. Quando usado pela primeira vez ou quando o tratamento com detergente não for suficiente, o material deve ser colocado em solução sulfocrônica durante 24 horas, depois lavado em água corrente e enxaguado três vezes em água destilada. Deixar secar em temperatura ambiente sem poeira.. No fim do trabalho diário o material deve ser imediatamente escorrido e passado em água corrente, sendo então colocado em solução detergente.
Na sessão de lavagem é escorrido do detergente e escovado, lavado em água corrente, enxaguando três vezes em água destilada e deixada secar a temperatura ambiente, em local sem poeira.
Para reaproveitar lâminas, devemos passá-la por um processo especial de limpeza.


Fonte: Apostila n° 3 
professor Gilvan

Nenhum comentário:

Postar um comentário