Introdução à Saúde
Bom dia, professor. Desde ontem à tarde tento enviar esta mensagem para você. O meu computador lá do SENAC está uma porcaria. Como à noite vou para a Faculdade JK, onde dou aulas, acabei esquecendo de pedir ao Ledir que entrasse em contato contigo. Também a minha internet de casa, ontem à noite, simplesmente não conseguia enviar mensagens, apenas recebê-las.
O componente curricular de Introdução à Saúde ficou dividido entre as professoras Nina (enfermeira – segundas, quartas e sextas) e Andressa (fisioterapeuta – terças e quintas). Ocorre que, somente nesta semana, Nina vai a um congresso. Estou com dificuldade para sua substituição nesta quarta e sexta, onde você entra.
As competências ministradas pela Nina são as seguintes:
DIA COMPETÊNCIA
• Identificar fundamentos de higiene, saneamento, nutrição e profilaxia, visando promover ações da área de saúde entre cliente/comunidade.
• Conhecer métodos de planejamento familiar e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a fim de informar seus clientes e de proteger a própria saúde.
• Identificar e promover ações que visem à prevenção e controle de doenças infecto-contagiosas e/ou crônicas.
• Correlacionar a importância política, social e psicológica do trabalho, com vida e a saúde do homem/sociedade.
• Conhecer os princípios éticos de forma a adotar postura adequada no trato com cliente/comunidade e com outros profissionais da equipe de trabalho.
• Identificar as organizações sociais existentes na comunidade, a fim de divulgá-las aos clientes.
• Atuar como cidadão e profissional de Saúde na prestação de primeiros socorros a vítimas de acidente ou mal súbito visando manter a vida e prevenir complicações até a chegada de atendimento médico.
• Reconhecer como paradigmas, que respaldam o planejamento e a ação dos profissionais da área de Saúde: o ser humano integral, os condicionantes e determinantes do processo saúde e doença, os princípios éticos, as normas do exercício profissional, a qualidade no atendimento, a preservação do meio ambiente e o compromisso social com a população.
• Correlacionar os conhecimentos de várias disciplinas ou ciências com o objetivo de realizar trabalho em equipe, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área de Saúde.
• Correlacionar os conhecimentos de várias disciplinas ou ciências com o objetivo de realizar trabalho em equipe, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área de Saúde.
• Conhecer a estrutura e organização do Sistema de Saúde vigente no país de modo a identificar as diversas formas de trabalho e suas possibilidades de atuação na área
• Interpretar a legislação referente aos direitos do usuário dos serviços de saúde, utilizando-a como um dos balizadores na realização do seu trabalho.
• Conhecer as políticas de Saúde e Cidadania identificando suas possibilidades de atuação como cidadão e como profissional nas questões de saúde.
• Correlacionar as necessidades humanas básicas com as necessidades de saúde do cliente/comunidade.
• Reconhecer, promover e priorizar o acesso das minorias étnicas e dos portadores de necessidades especiais à assistência em saúde.
• Reconhecer os limites de sua atuação à luz das leis do exercício profissional e códigos de ética das categorias profissionais da área de Saúde.
• Cumprir e fazer cumprir a legislação sanitária dentro dos limites de sua atuação, como pessoa e como profissional.
• Reconhecer a importância da visão sistemática do meio ambiente, considerando os conceitos de ecocidadania planetária, de forma a aplicar princípios de conservação de recursos não-renováveis e preservação do meio ambiente no exercício do trabalho em saúde.
• Conhecer as estratégias empregadas pela população local para viabilizar o atendimento das necessidades de saúde, com o objetivo de oferecer alternativas contextualizadas.
• Planejar e organizar seu trabalho tendo como ponto de partida a pesquisa do perfil de saúde de sua região, com vistas a tender às necessidades básicas do cliente/comunidade, considerando o ser humano integral.
O ideal seria que você pudesse abordar as primeiras competências do quadro, mas fica a ser critério.
Os alunos receberam na segunda:
Informativo do aluno, bloco de notas e caneta;
Livro Enfermagem Comunitária;
Cópia contendo o âmbito profissional de sua atuação como Técnico em Farmácia (Varejo e Atacado farmacêuticos, farmácias de manipulação e farmácias hospitalares). É o primeiro curso desta natureza do DF e foi a eles enfatizado que todos os que atuam nesta área atualmente, são treinados durante seus exercícios profissionais e que, no caso da Secretaria de Saúde do DF, geralmente são as auxiliares de enfermagem que atuam nas farmácias, desviadas de função.
Geralmente as aulas, na parte da tarde, são na sala 221.
Estou à disposição para qualquer informação sobre o curso.
Abraços,
Waine Ferreira de Souza
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